Materiais de construção – vendas em franca expansão

data 5 de maio de 2011



Reflexo do aquecimento da construção civil, as vendas de materiais de construção no Estado continuam em expansão. Embora não tenha informado números, o presidente da Associação do Comércio de Materiais de Construção de Minas Gerais (Acomac-MG), Ricardo Caus, destacou que a elevação foi semelhante à nacional, que alcançou 6,5% de expansão em abril frente a março e 3% em relação ao igual mês no ano passado.
Os dados nacionais foram divulgados ontem pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). As informações dão conta, ainda, que entre janeiro e abril, as vendas acumulam alta de 2,5% em relação ao mesmo período de 2010.
“O cenário em longo prazo é positivo porque, além do bom momento da construção, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 trazem ótimas perspectivas”, avaliou Caus. Em relação às vendas do acumulado do ano no Estado, ele ressaltou que a demanda “foi homogênea” e não houve um material ou um segmento que se destacou.

 

Dentro desta perspectiva, Caus também lembrou que a recente aprovação pelo Congresso da segunda fase do programa “Minha casa, minha vida”, que prevê a construção de dois milhões de moradias e a aceleração prevista do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), darão sustentação às ven das no segundo semestre.

 

O câmbio valorizado, na análise do presidente da Acomac, impulsiona a importação de materiais de construção, principalmente elétricos, o que faz com que a indústria tenha que trabalhar com margens mais apertadas. “Por outro lado, isso é positivo para o comércio e principalmente para a ponta do consumo”, acrescentou.

De acordo com os dados da Anamaco, com crescimento de 8,5% em abril ante março, o setor de argamassas registrou o melhor desempenho, seguido pelo cimento, que cresceu 6% em idêntica comparação. Fios e cabos, metais sanitários e fios e tubos de PVC permaneceram estáveis nesta base de confronto.

 

Nenhum setor pesquisado pela entidade apresentou queda de vendas em abril em relação ao mês anterior. Com o resultado, na comparação dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 9,5%.  A projeção da Anamaco é de que o setor feche 2011 com 8,5% de crescimento sobre 2010.
Nacional – As vendas no varejo do setor de material de construção no país cresceram 6,5% em abril ante março. Na comparação com abril do ano passado, o aumento foi 3%, de acordo com a pesquisa mensal feita pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, em parceria com o instituto de pesquisas Ibope.

O resultado de abril representa uma ligeira recuperação do setor, que vinha registrando percentuais baixos de crescimento das vendas desde o início do ano.

 

Segundo o levantamento, os primeiros quatro meses do ano registram crescimento de 2,5% na comparação com o mesmo período de 2010 e, nos últimos 12 meses, de 9,5%. O setor com melhor desempenho foi o de argamassas, que cresceu 8,5%, seguido pela elevação de 6% do setor de cimento. Nenhum setor registrou queda nas vendas.

 

De acordo com o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, as perspectivas para o setor continuam sendo positivas. “A desaceleração prevista para a economia, nos próximos meses, não deverá afetar substancialmente as vendas de material de construção”, avaliou.

 

Fonte: Diário do Comércio

You might also like

Aniversariantes do mês de agosto
Em agosto, comemoramos o aniversário de Rivelino, do setor de vendas - dia 25 de agosto. A Braúnas,...
Professores da Poli-SP lançam livro sobre sustentabilidade na construção civil
Os professores Vahan Agopyan e Vanderley M. John, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo...
Indústria da Construção Civil e instituições de pesquisa debatem alvenaria estrutural
O aumento da oferta de blocos estruturais de qualidade, o desenvolvimento de novos materiais e técnicas...
Construção civil cria 50,8 mil vagas em janeiro no país, diz sindicato
Alta foi de 1,6% sobre dezembro. Número de pessoas empregadas chegou a 3,225 milhões em janeiro.   O...

Comentários

Trackback link

Nenhum comentário publicado.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário





Cerâmica Braúnas

Avenida Antônio Carlos, 7965 - São Luiz
Belo Horizonte.MG | CEP: 31.270-010
31. 3499-7800 | contato@braunas.com.br